12 de agosto de 2013

Resenha - A Breve Segunda Vida de Bree Tanner

 Olá a todos, aqui é a Hangman, dessa vez com uma resenha de um livro muito desprezado, sim desprezado, vi em muitos lugares muita gente desprezando o livro por ele ser um spin off, que no caso é uma história dentro da história, do livro Eclipse da Saga Twilight (Crepúsculo), todos conhecem a história de Twilight, claro é a Bella que se apaixona pelo Edward que é um vampiro e consequentemente por ela ser humana os dois acabam tendo muitos problemas nesse relacionamento, etc. Entretanto A Breve Segunda Vida de Bree Tanner nos mostra uma perspectiva diferente do livro Eclipse e na minha opinião da mitologia criada por Stephenie Meyer, com uma protagonista muito diferente de Bella e que nos cativa facilmente.

Titulo: A Breve Segunda Vida de Bree Tanner (The Short Second Life Of Bree Tanner).
Autor: Stephenie Meyer.
Editora: Intrínseca.
Série: Twilight Saga.
Páginas: 192.
Publicação: Junho de 2010.

Sinopse: Pela primeira vez Stephenie Meyer oferece aos fãs uma nova perspectiva do universo de "Crepúsculo". Na voz de Bree Tanner, uma jovem vampira integrante do violento exército de recém-criados que assola a cidade de Seattle no terceiro volume da série, "Eclipse", somos apresentados ao lado sombrio da saga. Bree vive nas trevas, sedenta por sangue. Não conhece sua verdadeira natureza e não pode confiar nos de sua espécie. Sua breve história acompanha a semana que antecede o confronto definitivo entre os recém-criados e os Cullen - a última semana de sua existência.

 A Breve Segunda Vida de Bree Tanner é narrada por Bree, uma recém criada, integrante do exército formado por Victória para matar Bella e os Cullen no terceiro livro da série, Eclipse, Stephenie Meyer conseguiu com esse livro infelizmente muito curto e mal aproveitado, apresentar a fãs e não fãs da série uma visão diferente do mundo de Crepúsculo, saindo da visão limitada de Bella, que narra todos os livros com exceção de 1/3 de Amanhecer e acredito que seja 1 capitulo de lua nova, onde o foco principal é seu romance com Edward, abordando assim através de Bree como seria a história no ponto de vista de um integrante do outro lado do confronto. Do lado inimigo, o lado sombrio dos vampiros em sua real natureza: instintivos, selvagens, violentos, em sua maioria calculistas e com uma sede indescritível por sangue.

 O livro começa com Bree, com apenas três meses de vida como vampira, junto dos outros vampiros recém criados em uma convivência difícil onde confiança é uma palavra inexistente e o perigo está em todo o lugar, de inicio Bree apenas vive basicamente como os outros vampiros com algumas exceções notáveis e agradáveis, Bree é inteligente, ela pensa no que faz não se deixa levar totalmente, por mais difícil que seja, pela sede e isso torna a personagem mais do que somente uma ameaça, vemos isso logo no inicio do livro quando ela e mais alguns recém criados vão se alimentar em Seattle, enquanto os outros membros do grupo não se preocupam em seguir as regras de Riley Biers que basicamente consiste em serem discretos ao máximo, Bree segue as regras pois acredita que seja o melhor a se fazer.

"Diferentemente de muitos outros, eu ainda fazia o que Riley mandava. Não por que gostasse dele... Era por que o que ele dizia parecia certo." - A Breve Segunda Vida de Bree Tanner - Página 18.

 Riley que era manipulado por Victória para tomar decisões em seu lugar para assim Alice, que todos sabemos poder ver o futuro, não saiba o que ela pretende. Riley tem um papel muito mais forte em A Breve Segunda Vida de Bree Tanner do que no livro Eclipse, ele é quem dá as ordens, Riley é quem passa as informações de como ser vampiro para os recém criados, e essas informações começam a serem avaliadas quando Bree conhece Diego, um dos vampiros mais velhos no exercito de Riley, logo os dois desenvolvem uma "amizade" e o livro decorre com Bree e Diego descobrindo as verdades sobre sua espécie e o mundo que agora eles pertencem.

 Gostei verdadeiramente desse livro, da série Twilight mesmo esse sendo um Spin Off é o que eu mais gosto sendo que não gosto muito da série ou melhor, não gosto da protagonista da série, a série é boa em determinados aspectos, Stephenie é uma excelente escritora que criou uma nova mitologia sobre vampiros e merece nossos cumprimentos, mas esse uso excessivo de tentar fazer com que nos identifiquemos com Bella (a garota normal, desastrada, tímida, deslocada etc.) acabou prejudicando minha relação com a série, já Bree é um caso muito diferente, ela é objetiva, não fica tendo pensamentos extremamente longos para constatar coisas óbvias, infelizmente, mesmo eu sabendo de como acabaria o livro, não tive como deixar de desejar um final diferente para Bree e obviamente desejaria que Stephenie desse um gancho para um certo personagem.
 Comprei esse livro na bienal de 2012 em uma loja em que vendiam livros aos montes de diversas editoras, paguei 10 reais, o livro estava em perfeitíssimo estado! Ainda bem, recomendo a leitura para que possam ver a série Twilight com um olhar diferente e para quem é fã da série que com certeza vai gostar muito dele!

 Até a próxima resenha espero que tenham gostado.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cada página que lia me perguntava "como isso pode acontecer?" . Simplesmente o livro causou o sentimento de amor e ódio pela autora. A mistura de romance , mistério,manipulação e crueldade de certos personagens me causou espanto e envolvimento . Final todos já conhecem mas a melhor parte é o motivo pelo qual acabou chegando no meio da guerra até encontrar Carlisle.
    Admito que foi um dos livros mais envolventes que li e recomendo.
    http://minhawanderlust.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvidas esse livro desperta uma raiva da Stephenie, em mim no caso por ela não ter abordado mais essa temática em Twilight, os personagens são encantadores a sua forma, particularmente acho que um dos melhores vampiros que tive a honra de "conhecer" estão nesse livro, é uma ótima leitura como disse na resenha, vou conferir o seu blog, obrigada por comentar, bjs

      Excluir